CrossFit: a cura para a peste moderna

Por Ben Bergeron e Christine Bald

No final da Idade Média, a Europa experimentou o surto da doença mais mortal da história. A peste negra, uma pandemia de peste bubônica, foi rápida e implacável – uma vez infectadas, as vítimas morriam em 10 dias.
De 1346 a 1353, a peste negra matou cerca de um terço da população humana. Os historiadores descreveram-na como a “maior catástrofe de todos os tempos”, e a raça humana fez grandes esforços para garantir que algo semelhante nunca mais acontecesse.
Mas algo está acontecendo de novo e está acontecendo agora. Estamos em meio a uma praga global que ameaça nossa sobrevivência como espécie. É, como previu o fundador da CrossFit Inc., Greg Glassman, o problema mais inquietante do mundo – e os Estados Unidos são a frente primária.
A doença crônica tem sido aceita como parte do processo de envelhecimento, mas não é, e embora os efeitos das doenças crônicas não sejam tão rápidos quanto os da Peste Negra, eles não são menos implacáveis. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, as doenças crônicas são responsáveis ​​por 88% das mortes nos Estados Unidos na forma de doenças cardíacas, câncer, diabetes e Alzheimer – para citar algumas. Em vez de matar suas vítimas rapidamente, a doença crônica se manifesta ao longo da vida em ataques cardíacos e derrames, insuficiência renal, cegueira, amputações de membros, danos cerebrais e muito mais, com efeitos emocionais e financeiros incapacitantes.
Historiadores estimam que a doença mais mortal da história humana matou entre 50 e 200 milhões de pessoas no século 14. Hoje, as doenças crônicas estão prestes a eclipsar essas estatísticas – somente nos Estados Unidos, 133 milhões de pessoas (quase metade do país) têm uma doença crônica.
A América está ficando cada vez mais doente, e não é apenas um problema para os doentes crônicos. É um desastre que afetará a todos nós. As pessoas com doenças crônicas são responsáveis ​​por 86% dos gastos com saúde nos EUA (e 99% dos dólares do Medicare), 91% das prescrições (3) e 76% das consultas médicas. Até 2023, a carga econômica anual associada a doenças crônicas, incluindo perdas de produtividade e custos de tratamento, totalizará US $ 4,2 trilhões – mais do que todo o orçamento federal dos EUA de 2017.
A doença crônica está levando à falência os EUA, e está chegando o dia em que o número de pessoas doentes superará o saudável.
Se isso soa como hipérbole, pense novamente. O Departamento de Defesa dos EUA identificou a saúde como uma ameaça existencial para o nosso país, que está sendo discutida nos mesmos termos que o holocausto nuclear, o terrorismo biológico, o ataque cibernético e o aquecimento global.
Felizmente, a doença crônica é um problema com uma solução. Está inteiramente dentro de nosso poder preveni-lo e revertê-lo; de fato, uma parte muito pequena da população já está fazendo isso. Novos dados de uma empresa de análise de sangue baseada em Boston sugerem que os americanos que participam do CrossFit podem estar fazendo mais para prevenir, reverter e curar a crescente onda de doenças crônicas do que qualquer outra pessoa no país.

Sangue não mente
Em janeiro de 2018, a InsideTracker, uma empresa de análise de saúde que oferece recomendações personalizadas de bem-estar e desempenho com base em biomarcadores sanguíneos, comparou os biomarcadores de seus cerca de 1.200 clientes de CrossFit auto identificados com a média nacional. Usando dados disponíveis publicamente do National Health and Nutrition Examination Survey (NHANES) do CDC, o InsideTracker fez uma comparação lado a lado de alguns dos principais biomarcadores associados a doenças crônicas – triglicérides, colesterol e hsCRP (proteína C-reativa de alta sensibilidade). , usado para medir a inflamação total do corpo).
As descobertas sugerem o que os treinadores de CrossFit em todo os EUA vêm promovendo há anos: o CrossFit não apenas deixa as pessoas mais em forma; está tornando-os mais saudáveis.
Os atletas de CrossFit representam uma pequena porcentagem da base de usuários do InsideTracker. A empresa mantém um banco de dados de 250.000 pessoas e, por pura curiosidade, comparou os biomarcadores de seus usuários do CrossFit com os do restante de sua base de usuários e com as médias nacionais (dados do NHANES). Deve-se salientar que o tipo de pessoas que pagam para ter seu sangue colhido e analisado tendem a estar profundamente comprometidos com a saúde e o bem-estar. Eles treinam competitivamente para maratonas. Eles são sérios triatletas e ciclistas. Eles correm corridas de obstáculos nos fins de semana para se divertir. Em outras palavras, eles são pessoas ativas que poderiam ser consideradas um subconjunto mais saudável da população americana.
Em toda a linha, os usuários do CrossTrit do InsideTracker tinham biomarcadores significativamente melhores do que a base de usuários do InsideTracker e as médias nacionais em várias áreas importantes que são importantes para a saúde a longo prazo. A significância estatística dos dados foi convincente. O InsideTracker analisou dados com valores p inferiores a 0,05. Normalmente, um valor de p inferior a 0,05 indica que um padrão de dados é estatisticamente significativo.

Além disso, os participantes do sexo masculino e feminino do CrossFit tinham níveis mais elevados de HDL (colesterol “bom”) em comparação com os participantes não-CrossFit da população do InsideTracker e a população geral dos EUA. Eles também tinham níveis semelhantes de LDL (colesterol “ruim”) em comparação com os participantes não-CrossFit da população InsideTracker, mas esses níveis ainda eram significativamente menores do que os da população geral.
O excesso de LDL pode ser responsável por depositar gordura nociva nas paredes dos vasos sangüíneos e estimular a formação de placas associadas a doenças cardíacas, enquanto o HDL é responsável pela remoção do excesso de gordura das paredes dos vasos sanguíneos para inibir a formação da placa. Portanto, os níveis ótimos de HDL e LDL são poderosos complementos para níveis ótimos de triglicérides quando se trata de reduzir o risco de desenvolver doenças cardíacas. Assim como os triglicérides, as aparentes associações entre o treinamento com CrossFit e melhores níveis de LDL e HDL sugerem uma imunização contra doenças cardíacas.

Os dados do InsideTracker também indicaram que os participantes do CrossFit têm níveis mais baixos de hsCRP em comparação com aqueles que não fazem o CrossFit, e esses níveis foram ainda mais significativos quando comparados com aqueles da população geral dos EUA.
Os níveis ideais de hsCRP estão associados a um sistema circulatório e cardíaco saudável, incluindo pressão arterial e nível de glicose no sangue. Muitos aspectos das doenças crônicas são impulsionados pela inflamação sistêmica. A doença cardíaca, por exemplo, é causada por inflamação nos vasos sanguíneos, enquanto o diabetes tipo 2 é agravado pela obesidade e inflamação. A doença de Alzheimer também é uma doença inflamatória causada por um cérebro resistente à insulina. Os níveis ideais de hsCRP são fundamentais para a saúde e a longevidade a longo prazo.
Embora a participação do CrossFit pareça ter um impacto positivo em vários biomarcadores geralmente aceitos pela comunidade médica como estando associados à doença, deve-se notar que também houve alguns impactos negativos esperados em marcadores associados a danos musculares.

Especificamente, a ALT (uma enzima hepática que indica lesão muscular quando aparece juntamente com a creatina quinase, que também foi indicada), foi mais elevada em participantes do sexo masculino e feminino com mais de 35 anos. Enquanto níveis temporariamente elevados desses marcadores após um período de treinamento pesado são normais, níveis cronicamente elevados podem estar associados a lesões relacionadas ao treinamento.
Visto através das lentes da saúde a longo prazo, esses dados fornecem uma validação científica para algo que a CrossFit tem defendido há anos: os atletas da CrossFit não são apenas mais aptos do que todos os outros na América, mas também estão entre os mais saudáveis. O CrossFit, mais do que qualquer outro regime de exercícios, parece ser o segredo para viver uma vida longa, saudável e sem doenças. Embora os dados não possam provar a causalidade aqui, o peso das correlações nos fornece um bom senso de como devemos abordar a enorme questão das doenças crônicas na América.

Um sistema quebrado
Estamos à beira da maior catástrofe de saúde do nosso tempo, e o sistema de saúde mais caro do mundo não conseguiu enfrentá-lo a cada passo. Como argumenta Chris Kresser em seu livro “Unconventional Medicine”, isso se deve ao fato de nosso atual paradigma médico se basear mais no controle de doenças e na supressão de sintomas do que em prevenir ou reverter doenças ou promover a saúde (3). Em uma visita típica, um paciente chega a um consultório médico com problemas relacionados à dieta, como obesidade e / ou diabetes, e sai com várias prescrições. E enquanto a insulina e as drogas que reduzem o açúcar no sangue podem ajudar esses pacientes a viver com suas condições, eles são o oposto de uma cura – eles são algemas que criam “pacientes para a vida”.
Quando você considera como o sistema está configurado, isso não é surpreendente. Nos EUA, os provedores de cuidados primários (PCPs) geralmente atendem os pacientes por apenas 10 a 12 minutos (4), com os internos passando apenas oito minutos com os pacientes. Como escreveu Kresser, “é impossível prestar cuidados de alta qualidade em oito a doze minutos quando um paciente tem múltiplos problemas crônicos de saúde, está tomando vários medicamentos e apresenta novos sintomas. Tais consultas breves deixam pouco ou nenhum tempo para aprofundar a importante dieta, estilo de vida e problemas comportamentais que estão causando os sintomas do paciente. E com uma média de 2.500 pacientes por provedor, é difícil para o PCP desenvolver o tipo de relacionamento com os pacientes que apoiaria mudanças significativas ”.
Em vez disso, o oposto está acontecendo. Em “Corrigindo a crise da atenção primária”, o Dr. Stephen Schimpff descreveu o problema: “Muitos PCPs sentem que estão “no relógio”. Em vez de manter uma atitude profissional, eles começam a agir, como um PCP me disse, como uma mentalidade de “Home Depot”. Em vez de alta qualidade, o conceito é ver quantos pacientes eles podem encaixar durante um dia”.
Vamos parar de chamar isso de assistência médica e chamar o que realmente é – gerenciamento de doenças.

Recurso: “Doença paga as taxas”
O que esses pacientes realmente precisam é de uma mudança no estilo de vida. Bons médicos conhecem e aconselham isso, mas a grande maioria não é treinada em nutrição e não faz prescrições específicas para dieta ou exercícios. Uma olhada nas diretrizes de atividade física da comunidade médica é desanimadora. A dica número um da American Heart Association para se encaixar é caminhar, e conseguir as roupas certas para vestir é aparentemente muito importante.
O CDC, por sua vez, define exercício como algo que faz seu coração bater mais rápido do que quando você está completamente descansado. “De empurrar um cortador de grama, para fazer uma aula de dança, para andar de bicicleta até a loja – todos os tipos de atividades contam”, aconselhou, duvidosamente.
O Conselho do Presidente sobre Fitness, Esportes e Nutrição chega perto de realmente desencorajar o público de ingressar em uma academia: “Ser ativo não exige uma academia de ginástica”, afirmou. Ele continua recomendando atividades de “condicionamento físico” que mais se assemelham a uma lista de idéias de primeira data do que de exercício. De acordo com o governo federal, passear com o cachorro, lavar o carro, fazer aulas de dança, limpar as folhas e pular nas pilhas vai ajudá-lo a “começar a trabalhar para atingir suas metas de condicionamento físico ou a manter um estilo de vida saudável”.
Não é de admirar que os americanos estejam ficando mais doentes. As pessoas em quem confiam para melhorar sua saúde – os especialistas – estão dando a elas conselhos espetacularmente ruins. É a pirâmide alimentar novamente, mas com exercícios em vez de nutrição.

Bote salva-vidas
Neste mar de desinformação, CrossFit é um bote salva-vidas. Temos agora dados estatisticamente significativos que sugerem que o estímulo CrossFit é uma vacina poderosa contra doenças crônicas. Os dados do InsideTracker são evidências convincentes de que a maioria dos americanos pode melhorar significativamente sua saúde ao adotar esse estilo de vida – exercícios com movimentos funcionais de alta intensidade constantemente variados enquanto comem carne e vegetais, nozes e sementes, algumas frutas, pouco amido e sem açúcar refinado.
Muitas pessoas acreditam que doenças cardíacas, diabetes tipo 2, derrame, câncer e outras doenças são causadas pelo envelhecimento e pela genética, mas a OMS afirma que a eliminação de fatores de risco conhecidos produziria reduções dramáticas nas taxas de doença – até 80% no caso do coração doença, acidente vascular cerebral e diabetes. Nossos genes desempenham um papel na determinação de quais doenças estamos predispostas a desenvolver? Sim. Mas as escolhas que fazemos sobre dieta, atividade física, sono, controle do estresse e outros fatores relacionados ao estilo de vida são os determinantes muito mais importantes de nossa saúde. Os afiliados da CrossFit em todo o país forneceram provas de que as doenças crônicas podem ser tratadas com mudanças no estilo de vida. Ao mostrar às pessoas como se exercitar, ensinando-as a comer e fornecendo-lhes o apoio necessário para tornar essas coisas parte de suas vidas, o CrossFit está ajudando as pessoas a evitar condições que o sistema médico alega serem inevitáveis ​​e está fazendo mais para promover saúde a longo prazo do que todo o governo dos EUA e seu sistema de saúde combinados.

Os dados do InsideTracker sugerem que você pode passar uma doença crônica ficando o mais apto possível. O fato de os biomarcadores do grupo CrossFit serem melhores do que o grupo ativo, que não é CrossFit, sugere que, quando se trata de sua saúde, nem todos os exercícios são criados iguais. O CrossFit está sozinho no ecossistema de fitness porque é o único programa que incorpora movimentos funcionais constantemente variados em alta intensidade. Todos os outros regimes de exercício ou tendência – do ioga ao Pilates, passando pelo kickboxing até o P90X – carecem de pelo menos um elemento dessa prescrição e a maioria não tem dois ou todos os três.

A combinação de movimento funcional, variação constante e alta intensidade é necessária para aumentar sua capacidade de trabalho, que, por sua vez, é necessária para melhorar sua saúde. Exercício que não aumenta sua capacidade de mover grandes cargas por longas distâncias rapidamente pode queimar calorias, mas não é um investimento tão potente em sua saúde a longo prazo. Como CrossFit se torna mais e mais convencional, haverá uma compreensão crescente de que, se você quiser estar tão apto quanto possível, você deve treinar CrossFit. Os dados do InsideTracker sugerem algo muito mais poderoso: se você quer ser o mais saudável possível, você deve treinar o CrossFit.
Além de um alto nível de condicionamento físico, a saúde superior dos atletas do CrossFit está quase certamente relacionada à dieta. A receita de fitness do CrossFit também é fornecida com uma receita nutricional – uma dieta que é naturalmente anti-inflamatória, rica em nutrientes e pobre em açúcar e calorias. A dieta americana moderna, ao contrário, é pró-inflamatória, pobre em nutrientes e rica em açúcar e calorias – é uma receita para a obesidade, problemas metabólicos e todos os outros tipos de doenças crônicas. E, embora, sem dúvida, pensem o contrário, os americanos que compram alimentos saudáveis, corredores de maratona e indivíduos preocupados com a saúde, não estão imunes a isso. Há um mercado em expansão de produtos com baixo teor de gordura e “saúde” – como barras de granola, iogurte, Gatorade, pão integral, barras de proteína, suco de laranja, cereais e água de coco – que é mantido vivo por pessoas preocupadas com a saúde que simplesmente não conhece nada melhor. Apesar dos melhores esforços dessas pessoas, seu estilo de vida as deixará doentes. Eles estão tentando, mas esses dados sugerem que há uma maneira melhor.

O caminho a seguir
“O médico do futuro não vai dar remédio, mas vai interessar seu paciente aos cuidados com a estrutura humana, na dieta e na causa e prevenção de doenças”.
Thomas Edison disse que em 1903. Infelizmente, nos movemos na direção oposta. Mas não é tarde demais para mudar de rumo – as intervenções necessárias para lidar com a epidemia de doenças crônicas estão ao nosso alcance, e nenhuma receita é necessária.
O CrossFit está fazendo mais para promover a saúde do que o nosso atual sistema de saúde. Os dados do InsideTracker são evidências empíricas de que o alto nível de condicionamento físico associado ao treinamento do CrossFit oferece o maior nível de proteção contra as coisas que estão matando a maioria dos americanos. Simplesmente ficando em forma, podemos nos inocular contra uma vida de sofrimento e uma morte prematura.
Por que não temos tanto medo de doenças crônicas quanto a peste bubônica? Câncer, diabetes, mal de Alzheimer e doenças cardíacas são piores do que uma sentença de morte – eles nos privam de nossa vida. A maioria das pessoas tem a impressão de que essas doenças são uma parte natural do envelhecimento; de fato, o Conselho Nacional do Envelhecimento disse: “A idade, a genética familiar e o gênero tornam quase impossível que os adultos mais velhos evitem se tornar uma estatística de doenças crônicas”. Isso simplesmente não é verdade. Há uma grande diferença entre o que é comum e o que é normal. Não é normal que os seres humanos desenvolvam diabetes tipo 2 e câncer. Não é normal que sofram de Alzheimer e problemas cardíacos e sofram por anos, muito menos décadas. Não é normal que tenhamos que tomar um punhado de medicamentos apenas para funcionar em um nível abaixo do esperado.
Essas condições podem ser controladas – e muitas vezes eliminadas – com a combinação adequada de dieta e exercício.
Como nós sabemos? Porque já vimos, várias e várias vezes.
E agora nós temos provas.

Referências:

  1. DeVol R, Bedroussian A et al. An Unhealthy America: The Economic Burden of Chronic Disease. Santa Monica, California: The Milken Institute, 2007.
  2. National Center for Health Statistics. Health, United States, 2016: With Chartbook on Long-term Trends in Health. Hyattsville, Maryland, 2017.
  3. Kresser C. Unconventional Medicine: Join the Revolution to Reinvent Healthcare, Reverse Chronic Disease, and Create a Practice You Love. Austin, Texas: Lioncrest Publishing, 2017. Pp. 50, 68.
  4. Schimpff S. Fixing the Primary Care Crisis: Reclaiming the Patient-Doctor Relationship and Returning Healthcare Decisions to You and Your Doctor. CreateSpace Independent Publishing Platform, 2015. P. 27.
  5. Rogan J. “#1027—Chris Kresser.” The Joe Rogan Experience (podcast). Nov. 8, 2017.
  6. Ncoa.org. Top 10 Chronic Conditions in Adults 65+ and What You Can Do to Prevent or Manage Them. Feb. 2, 2017.

Sobre os autores:
Ben Bergeron, CF-L4, é o proprietário da CrossFit New England em Natick, Massachusetts. Ben tem treinado por mais de 15 anos e serviu como membro da Equipe de Seminários de Nível 1 da CrossFit. Ele treinou vários campeões da CrossFit Games, incluindo Katrin Davidsdottir (2015-2016), Mat Fraser (2016-2017) e a equipe de afiliados da CrossFit New England (2011). Ele é o autor best-seller de “Chasing Excellence” e o fundador do Project: Elevation, que ajuda os proprietários a transformar seus boxes em afiliados de classe mundial.
Christine Bald, CF-L3, treina o CrossFit há cinco anos. Atualmente é treinadora da CrossFit New England em Natick, Massachusetts, onde também atua como diretora de mídia da CompTrain. Ela é formada em Relações Exteriores e Estudos do Oriente Médio pela Universidade de Syracuse e viveu e trabalhou no Egito, Palestina, Jordânia e Marrocos. Suas paixões incluem rebote do box jump e e seleção de fonte.

Tradução do CrossFit Journal:
(https://journal.crossfit.com/article/plague-bergeron-bald-2)

Prof. Rafael Bello Pereira
CREF 007448/ SC

WOD 1402

15′ AMRAP
40 Air Squat Jump
30 DB Snatch (22/14)
10m DB One hand OH W. Lunge R
10m DB One hand OH W. Lunge L

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Sobre resistpts

Sou Personal Trainer. Especialista em Treinamento Individual e Qualidade de Vida- PUC/PR e Fisiologia do Exercício - UFPR.
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