Objetividades

A maioria das pessoas que buscam o exercício físico são pessoas obesas ou com sobrepeso que querem atingir um peso ideal, outra parte para aumento de massa muscular e na minoria é para qualidade de vida, que em grande parte desta minoria buscam este objetivo quando os problemas de saúde já ocorreram, como diabetes, hipertensão e ou outras doenças crônicas e degenerativas.

O quanto antes pensarmos que a saúde do nosso corpo é fundamental, teremos uma velhice independente e saudável com maior facilidade.

Este é um objetivo que sempre procuro expor e impor a meus alunos, para que não seja tarde.

A objetividade é importante em qualquer atividade que fazemos no nosso dia a dia. Por exemplo, você trabalha para receber um salário no fim do mês.
Mas e se este trabalho de trouxesse prazer além do salário?
Alguns podem te dizer, que com um trabalho árduo a recompensa virá.
Mas e se o trabalho for fácil e prazeroso e mesmo assim a recompensa vir?
Melhor, certo?
É o que todos gostariam de ter.
Mas isso não é difícil de conseguir, basta você colocar mini objetivos em mini recompensas dentro de seu objetivo principal.

No exercício físico e na ideia acima, analisamos que é um esforço que o corpo não quer fazer, ainda mais se a sua meta for difícil de alcançar.
Então vamos simular uma pessoa obesa, com 30Kg de Gordura Corporal acima do ideal.
Para ela perder este peso, ela precisa cuidar na alimentação e gastar calorias diariamente acima do que ela consome.
Objetivo  Principal.
Se ela consome 4000Kcal por dia e gasta 2000Kcal em metabolismo basal, ela deverá primeiro equilibrar esta balança.
Na primeira hipótese vamos dizer que ela não quer parar de comer o que come diariamente, o esforço físico diário, com exercícios cardiorrespiratórios e de cargas contra resistência, ela deverá gastar mais de 4000 Kcal, para perder Gordura. Difícil, mas não impossível.
Na segunda hipótese, ela pode continuar sedentária, e diminuir o consumo de Kcal para baixo de 2000Kcal. Porém poderá perder massa muscular e consequentemente o metabolismo basal diminuirá junto.
Na terceira hipótese e a mais saudável, unir a primeira e segunda hipótese, consumir menos e gastar mais do que consome. Desta forma, o esforço físico e o consumo será menor, mas a ponto de consumir sempre menos do que gasta, ou vice versa.

Objetivos secundários.
Este objetivos são fundamentais para a concretização do objetivo principal, e cai na história do trabalho prazeroso.
Abaixo cito alguns exemplos para fortalecer o pensamento positivista e concretização dos objetivos. Mas sempre lembre de colocar metas.

  • Se o seu treinamento tem objetivos com tempo, como corrida, circuitos, etc, marque seus tempos de finalização, compare em outras vezes e se esforce para superá-los.
  • Você treina com pesos? Compare repetições, cargas e intervalos de descanso.
  • Compare a caminhada ou subida de um lance de escadas se está mais fácil no dia a dia.
  • O sono está mais tranquilo e recupera para outro dia com mais facilidade?

Os objetivos secundários podem ser de várias formas para qualquer atividade em sua vida. Tente colocar vários objetivos secundários, para que de alguma forma você supere-os, pois se você tiver apenas o objetivo principal e poucos secundários, eles poderão não ser alcançados rapidamente e você poderá se deprimir desistindo do objetivo principal facilmente.

Com a superação e a sensação de dever cumprido diariamente, poderá fortalecer seu ânimo para outro dia.

Espero ter ajudado.

Prof. Rafael Bello Pereira
CREF 007448 G/SC

WOD 1169

4RFT
26 Pistols
26 Sit Ups
26 Chest to Bar
26 Push Ups

SONY DSC

Anúncios

Sobre resistpts

Sou Personal Trainer. Especialista em Treinamento Individual e Qualidade de Vida- PUC/PR e Fisiologia do Exercício - UFPR.
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s