Frutas funcionais

Existem vários alimentos que podem auxiliar em objetivos como aumento da massa magra ou diminuição da massa gorda. Entre elas gosto de citar o abacaxi.

O abacaxi é uma fruta com alto teor de vitamina C, onde ajuda na absorção do ferro (acerola contém 1.500 mg de Vitamina C), contém celulose, que auxilia no funcionamnto intestinal e bromélia que facilita a digestão da carne, por fim acelera a absorção da proteína da mesma. Tembém é bastante rica em sais minerais, como cálcio, fósforo e ferro.

Mas nos últimos meses o que tem me chamado atenção foi a “FARINHA DA CASCA DE MARACUJÁ“. Algum tempo atrás assistindo o Globo Reporter, reparei em alguns pesquisadores falando sobre a tal farinha, e não dei muito atenção, pensei ser mais um alimento funcional que não traz muitos benefícios, mas ontem reparei no programa da Ana Maria Braga novamente um médico comentando que já estão utilizando esta tal farinha para diabéticos, para controle da absorção da glicose no organismo. Fiquei assustado e atento. Comecei a pesquisar e fiquei entusiasmado com os resultados positivos que esta farinha pode trazer ao ser humano.

A  farinha da casca de Maracujá dificulta a absorção de carboidratos de uma maneira geral, inclusive da glicose”…

Retirado do Site Saúde na Rede

Se a farinha dificulta a absorção de carboidratos, imaginem esta farinha incluída em uma dieta para emagrecimento? Além de quando é comprado o Maracujá é utilizado apenas o recheio, que para uma fruta moderadamente grande a quantidade utilizada é tão pequena e a casca é normalmente jogada fora.

Como fazer a farinha?

“Depois de lavar e retirar toda a polpa e a semente, a casca é cortada e levada ao forno para torrar. A casca de maracujá é triturada e peneirada.”

Retirado do Site Saúde na Rede

É claro que não adianta nada ir em rodízio de pizza e pedir em vez do azeite de oliva e da maionese e catchup um pouco de farinha para colocar em cima da pizza. Vale lembrar que esta farinha “dificulta” e não “paralisa” a absorção. Então adicione em sua dieta esta farinha e analise e comente seus resultados aqui no blog.
Vale lembrar que os exercícios físicos também auxiliam no gasto de calorias, então una uma dieta inteligente a exercícios físicos, de preferência orientados e/ou sem exageros.

Prof. Rafael Bello Perira

CREF 007448-G/SC

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Sobre resistpts

Sou Personal Trainer. Especialista em Treinamento Individual e Qualidade de Vida- PUC/PR e Fisiologia do Exercício - UFPR.
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